UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
Disciplina: Teatralidades Brasileiras
Segundas e quartas,
Prof. Marcus Mota
marcusmotaunb@gmail.com
Ementa:
Estudos dos aspectos teatrais nas manifestações expressivas, dramatúrgicas e culturais, enfatizando a pluralidade e diversidade étnico-racial brasileira.
Apresentação
Nesses tempos de pandemia e ensino mediado tecnologicamente, o recorte do curso será na orientação de atividades de pesquisa a partir dos temas de teatralidades brasileiras e que vão resultar na proposição e realização de um vídeo. Assim, cada grupo vai propor um tema, pesquisar sobre o tema, debater esses materiais em grupo e nos encontros síncronos com a turma, elaborar um roteiro de um vídeo em que o tema é explorado de diversas formas, discutir esse roteiro em um seminário inicial com toda a turma, realizar esse roteiro a partir das modificações vistas no seminário, concluir o processo criativo do vídeo com a apresentação de um segundo seminário ao fim do curso. Durante todo o processo de pesquisa e produção do vídeo, cada grupo vai abrir um blog de acompanhamento, o qual será alimentado por postagens regulares.
Para tanto teremos as seguintes atividades.
1- discussão dos conceitos norteadores apresentados na ementa.
2- mapeamento das preocupações dos discentes relacionados aos conceitos norteadores da ementa
3- Metodologia de projeto: realização de um vídeo que engloba as atividades desenvolvidas no curso.
Programa
1- Discussão inicial sobre os pontos de partida do curso: conceitos, atividades, avaliação, bibliografia;
2- Estratégias de pesquisa a partir dos temas previstos na ementa do curso;
3- Organização do trabalho intelectual individual e em grupo
4- Abordagens plurais de pesquisa em Artes Cênicas em razão dos temas levantados em sala de aula a partir da ementa do curso
5- Produção audiovisual em contexto acadêmico: metodologias e estratégias.
6- Avaliação final da disciplina
Avaliação
Participação ativa no trabalho de grupo: 40 pontos
Participação ativa durante as aulas síncronas: 30 pontos
Participação ativa nos seminários: 30 pontos.
A atividade do grupo de pesquisa é composta por:
1- abertura e manutenção de um blog de acompanhamento de pesquisa;
2- reuniões periódicas entre os integrantes do grupo para realização das atividades de pesquisa e vídeo;
3- preparação para os seminários da disciplina, como foco nas apresentações e elaboração de um power point sobre a pesquisa realizada.
Cada grupo será autogerido, com partilha de funções e tarefas. Teremos dois seminários de pesquisa durante o semestre. O primeiro será quando terminada a primeira etapa de preparação do vídeo (pesquisa e roteiro) O segundo será de apresentação do vídeo. Desvios éticos não serão tolerados[1].
Referências Iniciais:
CARLSON, M. Performance: Uma Introdução Crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
FARIA, J. (Org.) História do Teatro Brasileiro. Vols 1 e 2 – Do Modernismo às Tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva / Edições SESC, 2013.
FÉRAL, M. Acerca de la teatralidad. Buenos Aires: Nueva Generacion, Cuadernos de teatro XXI, 2003.
FERNANDES, S. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FERNANDES, S. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Revista Repertório 16(2011):11-23.
ISIDORO FILHO, C. Demorô!: investigações sobre a teatralidade no hip hop. Dissertação de Mestrado em Artes,Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Link: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8980 .
GUINSBURG, J., FARIA, J.& LIMA, M. (Orgs.) Dicionário do Teatro Brasileiro. São Paulo: Edições Sesc, 2009.
MOTA, M. Dramaturgias. Conceitos, Análises, Exercícios. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
PRADO, D. O Teatro Brasileiro Moderno. São Paulo: Perspectiva, 1988.
SARRAZAC, J.P. A invenção da teatralidade. Revista Sala Preta 13.1(2013): 56-70.
[1] Resolução do Conselho Universitário 001/2012. Link: http://www.noticias.unb.br/images/Noticias/2017/03-Mar/Resoluo-Consuni-1-de-2012---convivncia.pdf .
V. ainda Guia Calouro. Link: http://boasvindas.unb.br/images/Noticias/2018/Documentos/guia_calouro_1_2018.pdf .
Comentários
Postar um comentário