Programa



UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES 
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS 
 Disciplina: Teatralidades Brasileiras Segundas e quartas, 
 Prof. Marcus Mota 
marcusmotaunb@gmail.com 

  Ementa: Estudos dos aspectos teatrais nas manifestações expressivas, dramatúrgicas e culturais, enfatizando a pluralidade e diversidade étnico-racial brasileira.  
  Apresentação Nesses tempos de pandemia e ensino mediado tecnologicamente, o recorte do curso será na orientação de atividades de pesquisa a partir dos temas de teatralidades brasileiras e que vão resultar na proposição e realização de um vídeo. Assim, cada grupo vai propor um tema, pesquisar sobre o tema, debater esses materiais em grupo e nos encontros síncronos com a turma, elaborar um roteiro de um vídeo em que o tema é explorado de diversas formas, discutir esse roteiro em um seminário inicial com toda a turma, realizar esse roteiro a partir das modificações vistas no seminário, concluir o processo criativo do vídeo com a apresentação de um segundo seminário ao fim do curso. Durante todo o processo de pesquisa e produção do vídeo, cada grupo vai abrir um blog de acompanhamento, o qual será alimentado por postagens regulares. Para tanto teremos as seguintes atividades. 1- discussão dos conceitos norteadores apresentados na ementa. 2- mapeamento das preocupações dos discentes relacionados aos conceitos norteadores da ementa 3- Metodologia de projeto: realização de um vídeo que engloba as atividades desenvolvidas no curso. 

 

Programa

 

1- Discussão inicial sobre os pontos de partida do curso: conceitos, atividades, avaliação, bibliografia;

 

2- Estratégias de pesquisa a partir dos temas previstos na ementa do curso;

 

3- Organização do trabalho intelectual individual e em grupo

 

4- Abordagens plurais de pesquisa em Artes Cênicas em razão dos temas levantados em sala de aula a partir da ementa do curso

 

5- Produção audiovisual em contexto acadêmico: metodologias e estratégias.

 

6- Avaliação final da disciplina

 

 
Avaliação

 

Participação ativa no trabalho de grupo: 40 pontos Participação ativa durante as aulas síncronas: 30 pontos Participação ativa nos seminários: 30 pontos. A atividade do grupo de pesquisa é composta por:

 

1- abertura e manutenção de um blog de acompanhamento de pesquisa;

 

2- reuniões periódicas entre os integrantes do grupo para realização das atividades de pesquisa e vídeo;

 

3- preparação para os seminários da disciplina, como foco nas apresentações e elaboração de um power point sobre a pesquisa realizada. Cada grupo será autogerido, com partilha de funções e tarefas. Teremos dois seminários de pesquisa durante o semestre. O primeiro será quando terminada a primeira etapa de preparação do vídeo (pesquisa e roteiro) O segundo será  de apresentação do vídeo.   Desvios éticos não serão tolerados[1]. 


 Referências Iniciais: 
 CARLSON, M. Performance: Uma Introdução Crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
 FARIA, J. (Org.) História do Teatro Brasileiro. Vols 1 e 2 – Do Modernismo às Tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva / Edições SESC, 2013. 
 FÉRAL, M. Acerca de la teatralidad. Buenos Aires: Nueva Generacion, Cuadernos de teatro XXI, 2003. FERNANDES, S. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. FERNANDES, S. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Revista Repertório 16(2011):11-23. 
ISIDORO FILHO, C. Demorô!: investigações sobre a teatralidade no hip hop. Dissertação de Mestrado em Artes,Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Link: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8980 . GUINSBURG, J., FARIA, J.& LIMA, M. (Orgs.) Dicionário do Teatro Brasileiro. São Paulo: Edições Sesc, 2009. 
 MOTA, M. Dramaturgias. Conceitos, Análises, Exercícios. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. 
PRADO, D. O Teatro Brasileiro Moderno. São Paulo: Perspectiva, 1988. SARRAZAC, J.P. A invenção da teatralidade. Revista Sala Preta 13.1(2013): 56-70.


[1] Resolução do Conselho Universitário 001/2012. Link: http://www.noticias.unb.br/images/Noticias/2017/03-Mar/Resoluo-Consuni-1-de-2012---convivncia.pdf . 
V. ainda Guia Calouro. Link: http://boasvindas.unb.br/images/Noticias/2018/Documentos/guia_calouro_1_2018.pdf .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEATRALIDADE: LINKS

Autoavaliação - Luara Hias

Auto avaliação - Bruna Amorim