Auto apresentação: Nathan Balzani de Carvalho.

Minhas experiências relativas ao estudo de processos criativos se iniciaram no primeiro semestre na disciplina de Poéticas Teatrais, onde estudamos um pouco sobre a história do teatro. Também realizamos leituras e análises de peças teatrais modernas como Casa de Bonecas, O Jardim das Cerejeiras, Bagatelas, Esperando Godot, Mãe Coragem, Vestido de Noiva, O Beijo no Asfalto, A Cantora Careca, entre outras. No segundo semestre, cursei Teoria e Processos Criativos Para a Cena, onde tive a oportunidade de aprender e me aprofundar mais nas técnicas, processos e pensamentos de diferentes encenadores modernos e contemporâneos. Realizei leituras de obras como: A Porta Aberta - Peter Brook, Pequeno Organon para o Teatro - Bertoltd Brecht, O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski, O Teatro e seu Duplo - Antonin Artaud, entre outros. Além dessas duas disciplinas previamente mencionadas, também tive contato com diferentes processos criativos durante as outras disciplinas, através dos materiais bibliográficos e discussões em sala de aula, lendo obras como A Preparação do Ator de Stanislavski, A Arte do Ator de Roubine, entre outros.

Ao meu ver, o termo “teatralidades” engloba todo o universo das artes performativas, não se restringindo apenas ao teatro do imaginário coletivo que sempre se imagina ocorrer dentro de uma caixa cênica. Dança, performance, atuação e as mais diversas manifestações culturais existentes compõe as “teatralidades”. Para mim, todo tipo de manifestação artística, nos mais diversos espaços, convencionais e não convencionais, englobam e representam esse termo.

Eu estou aberto a tudo o que a disciplina possa me oferecer. Eu tive ótimas experiências de aprendizado nas duas últimas disciplinas com foco teórico e espero que isso possa se repetir também nessa matéria, apesar das dificuldades do momento pandêmico em que estamos vivendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEATRALIDADE: LINKS

Autoavaliação - Luara Hias

Auto avaliação - Bruna Amorim